domingo, 8 de agosto de 2010

Quantas vezes passamos por situações contrangedoras?
Eu passei por muitas, dói ouvir comentários maldosos, por mais que seja de brincadeira machuca muito.Machuca ouvir isso de pessoas que convivem com a gente, no trabalho, na escola ou até mesmo da familia.
Machuca o preconceito a maneira como NÓS obesos somos tratados pela sociedade, conviver com pessoas que não tem educação, sim a palavra é educação, da mesma maneira que o pai e mãe ensina seu filho (acredito) a não comer de boca cheia, não falar palavrão deviam ensinar seus filhos a serem educados, não sairem fazendo piada
sobre o corpo, a condição fisíca de uma pessoa.Entretanto muitos dizem: Ser gordo é uma opção, é gordo por que quer, não sabe fechar a boca.Não, ser gordo, ser obeso hoje é uma doença! A obesidade conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS) é uma doença, existem no mundo mais de 300 milhões de obesos.
Então quando vc ensina seu filho a não zombar de alguém que tem uam doença, deveria o ensinar a respeitas os obesos.
As lojas e estou me referindo a grandes lojas que vendem roupas e acessórios deveriam se atentar ao publico que perde, em grandes franquias de lojas populares é raro encontrar algo que sirva em um obeso, as roupas vão no maximo aos EG, que na verdade tem uma modelagem pequena e os modelos direcionados a moda jovem senhora, e eu me pergunto e ao jovem?
Aquela blusa bonita, com estampa delicada vai até o G, que digamos mais parece o M ou o P.Estou escrevendo isso pois um dia desses entrei em uma loja de roupas bem conhecida pelo publico, estava olhando algumas blusas no período em que estive nenhuma vendedora me atendeu, não me fizeram nenhuma pergunta se eu precisava de ajudar, ou até mesmo se queria fazer um cartão da loja, entretanto para os outros clientes ocorreu o atendimento a abordagem da venda.
Me senti transparente, ignorada enfim...nessa loja tem mais do que roupas, tem bolsas, calçados e demais acessórios que eu poderia querer comprar sendo obesa ou não e afinal oque me impede de comprar uma roupa P ? Mesmo eu usando EG? O dinheiro é meu! Agora sei que para comprar algo dessa loja, só se eu realmente A-M-A-R a roupa, caso contrário irei ficar bem longe dela!E sabe oque acontece com essa loja? Perdeu uma cliente! Eu sei que um cliente não causa impacto no orçamento dessa loja, mas penso quantos clientes eles perdem por não prestar um bom atendimento?
Nesse dia, fiquei muito chateada com o fato, e o que me incomoda mais é que essa cena não é incomum, eu sei que isso não aconteceu só comigo, sei também que isso não acontece somente em lojas grandes e esnobes. Isso acontece em qualquer lugar, acontece no mercado onde as pessoas observam oque tem no carrinho do gordinho, acontece no emprego onde os demais (não vou chamar de profissionais) fazem piadinha por causa do tamanho do seu quadril, acontece em todos os lugares, em todo lugar sempre vai ter um engraçadinho disposto a fazer uma piadinha que conforme ele é inofensiva, sinto em dizer a verdade mas essas piadinhas, olhares e comentários, marcam muito e machucam muito.
De um familiar: "Quanto eu for reformar minha casa, vou chamar você pra arrancar o piso, e só você cair no chão"
Trabalho: “Mais que bunda!” Três moças estavam rindo, e meu supervisor também.
De uma menininha na rua: “Olha que moça gorda” (desconto por que era uma criança.
E para ser sincera, tem um monte de coisas....

Eu pergunto, oque você ouviu que te marcou ou machucou?

Nenhum comentário:

Postar um comentário